O Projeto do Sudeste da Anatólia (GAP), que é o projeto mais abrangente na Turquia e um dos principais modelos de seu tipo no mundo, é praticado em uma área que abrange cerca de 10% do território da Turquia e 10% da população total.
O GAP é um projeto integrado sustentável, baseado no desenvolvimento humano, composto por 22 represas e 19 usinas hidrelétricas e instalações de irrigação, previsto para ser construído ao longo do Tigre e do Eufrates. Ele engloba infraestrutura urbana, rural e agrícola, bem como a indústria, educação, transporte, saúde, habitação, turismo e outros setores.
Desde 2009, quase 30 bilhões de dólares foram gastos no Projeto GAP, dos quais 70% foram concluídos.
Projetos de Energia: Quase metade da produção de energia hidrelétrica no país é gerada pelas usinas Karakaya, Atatürk, Dicle (Tigre), Kralkizi, Birecik, Karkamis e Batman hidrelétricas, todas elas projetos da GAP. Desde a data em que as usinas foram colocadas em operação até o final de 2009, um total de 320,2 bilhões de kWh de energia hidrelétrica foram geradas.
Projetos de Irrigação: Uma área de aproximadamente 372.5 mil hectares de rede de irrigação tem sido posto em curso até hoje. Até o final de 2009, projetos de irrigação, numa área total de 300 mil hectares foram concluídos no Firat (Eufrates) e Dicle (Tigre) Bacias Hidrográficas da Região do GAP e uma rede de irrigação para mais de 72 mil hectares está em construção. Quando os projetos estiverem concluídos, 1.8 milhões de hectares serão efetivamente irrigados.
Os projetos de irrigação ganharam impulso com o plano de ação GAP, que foi elaborado e começou a ser implantado em 2008. Uma área de 1.06 milhões de hectares serão irrigados até 2012. Subsídios alocados a investimentos em irrigação em 2009 foram aumentado em 10 vezes; um total de 991 milhões de dólares incluindo consolidação de terrenos e serviços de desenvolvimento de campo foram locados, e três principais canais de 386 km de comprimento começaram a ser construídos e 4 principais canais de 252.928 m de comprimento foram postos em curso.
Em 2009, um valor de 157 milhões foram alocados para o trabalho de consolidação da terra no âmbito do Projeto GAP e as propostas para 55 projetos de desenvolvimento na consolidação de terra foram concluídas. Propostas para projetos de drenagem, abrangendo um total de 19.500 hectares na planície de Harran também foram concluídas.
AI QUE BLOG MASSA!
ResponderExcluir