Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Motores WEG irão acionar bombas para captação de água na Turquia

A região mais pobre da Turquia receberá um impulso para o desenvolvimento econômico com o “Suruç Plain Irrigation”, projeto de irrigação que prevê irrigar mais de 94 mil hectares. Além do canal, está em construção no distrito agrícola de Suruç, o quinto maior túnel do mundo, que vai transportar 90 toneladas de água por segundo ao longo dos seus 17 quilômetros. A WEG forneceu oito motores assíncronos de média tensão para a Dal-Elektrik, empresa do segmento elétrico, que por sua vez, forneceu à Sansum Makina Sanayi (SMS), de infraestrutura e irrigação.

O projeto faz parte do GAP, programa de desenvolvimento do governo turco, estimado em US$ 32 bilhões, que consiste na instalação de 22 barragens, 19 usinas hidrelétricas e irrigação de 1.7 milhões de hectares. Os motores modelo MGW900, 5.000 kW, 12 polos, 10.000 V acionarão bombas de captação de água da represa Atatürk, localizada no rio Eufrates, para o longo canal de irrigação construído na região assolada pela seca. “Este projeto é muito importante para a Turquia, pois visa incentivar o movimento populacional para o nordeste do país, desafogando assim as grandes cidades, melhorando a renda da população e a qualidade de vida da região”, explica o gerente de vendas e serviços da Dal-Elektrik, Özer Ertokmac.

Os produtos foram transportados, em maio do ano passado, por meio de navio para o porto de Mersin Harbor. O objetivo das obras é dar condições férteis aos campos e também garantir água para o consumo humano da cidade Suruç e de 135 áreas residenciais. “A WEG foi escolhida para integrar o projeto devido ao seu reconhecimento no mercado, por oferecer produtos de qualidade e preço compatível”, afirma Jucélio Guesser, analista responsável pela venda destes motores ao mercado Turco.

No âmbito do GAP, que é o maior programa de investimento para o desenvolvimento da região, a agricultura irrigada tem sido adotada em alguns cultivos simples e na produção industrial, aumentando assim a cultura em algumas planícies. A obra do canal de irrigação começou em março de 2009 e deve ser concluída ao longo de 2013.


3 comentários: