Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Pamukkale na Turquia, piscinas termais com águas entre 35 e 50 graus.

Pamukkale significa “castelo de algodão” em turco. Trata-se de um conjunto de piscinas termais que descem em forma de cascata de uma colina.
A explicação científica para esse fenômeno é que os locais térmicos localizados abaixo do monte provocam o derrame de carbonato de cálcio que se solidifica na superfície e cria pequenas plataformas com aspectos de mármore.
Pamukkale fica na região de Hierápolis, que na antiguidade ganhou fama por ser uma cidade sagrada com águas consideradas medicinais e rejuvenescedoras. Atraia visitantes de todo o mundo e uma das frequentadoras assíduas era Cleópatra. A seu pedido, até uma piscina de água corrente foi construída em Hierápolis, conhecida popularmente como “Piscina de Cleópatra”.
 
 
Em Pamukkale, a temperatura das águas que descem colina abaixo, variam entre 35º C e 50º C e são procuradas por pessoas que desejam amenizar os sintomas de doenças nervosas, da pele e cardíacas. Além da sua fama por seus poderes medicinais, Pamukkale é, para muitos, considerada uma espécie de “fonte da juventude”.
Atualmente os banhos foram proibidos nas piscinas naturais, após se descobrir que a tinta proveniente das roupas de banho e de colorações utilizadas para tingir cabelos, estavam escurecendo o branco que revestia a montanha.
As pessoas só podem andar pelo local se estiverem descalças e com as pernas descobertas.
 

 

Um comentário: